A noite memorável dos quadrinhos

toptop-2013

Paloma Diniz, Sidney Gusman (palestrante), Henrique Magalhães e Daslei Bandeira prestigiando o evento

Vitória Lima, escritora e articulista do jornal A União, de João Pessoa, fez uma crônica sobre os acontecimentos culturais na cidade na primeira semana de dezembro. Um dos trechos de seu texto fala sobre o evento Top! Top! Convenção Paraibana de Quadrinhos, promovido pela Comic House sob o comando de Manassés Filho.

A convenção, ocorrida nos dias 6 e 7, teve na primeira noite uma mesa redonda com Sidney Gusman, editor da série Graphic MSP, de Maurício de Sousa Produções, e mais os autores Shiko e Gustavo Duarte. O paraibano Shiko deu sua versão ao personagem Piteco, com o álbum Ingá e Gustavo Duarte retrabalhou o personagem Chico Bento, com o álbum Pavor Espaciar.

No sábado, 7 de dezembro, teve vez o lançamento desses álbuns e outros mais, que fazem o repertório dos dois autores. A Comic House ficou pequena para as longas filas de fãs que se formaram e esperaram pacientemente por uma dedicatória ilustrada. Os exemplares disponíveis rapidamente se esgotaram, frustrando muitos que chegaram para o evento, mas que não perderam a oportunidade de fazer contato com os autores e tantos amigos que marcaram presença.

Essa noite memorável para os quadrinhos encheu de entusiasmo Vitória Lima, mãe da quadrinista Thaïs Gualberto e ela mesma leitora atenta do melhor que se produz no país. Vitória fala do maravilhoso trabalho de Shiko, que transporta a ação de sua HQ para a nossa Itacoatiara do Ingá, que tanto precisa da atenção das autoridades: “Muito belo e oportuno o trabalho de Shiko, que, com certeza, vai chamar a atenção do IPHAEP para a urgente necessidade de cuidados para com aquele bem arqueológico que nos foi legado por nossos ancestrais”.

A depender dos quadrinhos, nossa memória estará preservada, se não fisicamente, em suas relíquias e monumentos, mas sob a pena e as tintas que transbordam talento e sensibilidade para registrar as coisas da terra.

Henrique Magalhães

Publicado no jornal A União, João Pessoa, 17 de dezembro de 2013, 2o Caderno, p.7.

Anúncios

Sobre Henrique Magalhães

Jornalista, professor, editor e autor de História em Quadrinhos
Esse post foi publicado em Quadrinhos e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s