Um mundo Imaginário!

imaginario-03w

Capa da revista Imaginário! n. 3

Uma das atividades fundamentais dos Programas de Pós-Graduação é o desenvolvimento sistemático de pesquisas que mirem certos aspectos dos temas em estudo. No Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB temos vários grupos reunindo professores, alunos e outros interessados no estudo das mídias e das culturas audiovisuais.

Um desses grupos é o Imaginário!, que tem como propósito a realização de pesquisas voltadas à Cultura Pop e às Artes Visuais, como História em Quadrinhos, Grafite, Humor, Animação, Fanzine e Game. O resultado desses estudos são artigos, entrevistas e resenhas, que são apresentados nos congressos nacionais e internacionais da área e circulam em revistas acadêmicas, como a Imaginário!

De periodicidade semestral, a Imaginário! chega à terceira edição com a distinção de seu corpo editorial, formado por Doutores e mestrandos de várias Universidades do país. Se na edição anterior a revista dedicou-se exclusivamente às histórias em quadrinhos, nesta investe na diversidade temática, com artigos que abordam desde a ficção científica ao jornalismo humorístico, sem deixar de reservar um generoso espaço a nossas queridas HQ.

A matéria de capa apresenta um estudo sobre o processo narrativo nas séries Star Trek, que são pedras basilares da ficção científica cinematográfica e televisiva. Outros textos tratam dos quadrinhos nas Artes Visuais; processo criativo dos quadrinhos poético-filosóficos; o Coringa e o expressionismo alemão; representação do índio nos quadrinhos; e os quadrinhos como recurso pedagógico no ensino da língua francesa; além da resenha sobre A Trilogia Nikopol, de Enki Bilal.

Com um repertório tão diversificado quanto surpreendente, a Imaginário! cumpre seu papel de investigação das diversas formas de Comunicação e expressão artística, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo dos mestrandos e graduados envolvidos em sua construção. Por outro lado, a equipe de Doutores garante, com suas pesquisas e artigos, a relevância da revista como fundamento para outros olhares acadêmicos. A edição eletrônica é gratuita e pode ser pedida a <henriquemais@gmail.com>.

Henrique Magalhães

Publicado no jornal A União, João Pessoa, 8 de janeiro de 2013, 2o Caderno, p.7.

Anúncios

Sobre Henrique Magalhães

Jornalista, professor, editor e autor de História em Quadrinhos
Esse post foi publicado em Jornalismo, Mídias digitais, Quadrinhos e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s